sábado, 15 de maio de 2010

Michael Sachs's Low Articulation/Articulaçao dos Graves

ORIGINAL:


Bom dia à todos,
Como estão teus estudos em MÚSICA?(lembre-se estude a História da Música, Harmonia da Música, Percepção da Música, o Folclore da Música Brasileira,enfim tantas coisas mais) e no trompete?
PENSE:
" A razão por que os rios e os mares recebem a homenagem de centenas de c órregos das montanhas é que eles se acham abaixo dos últimos. Desse modo, podem reinar sobre todos os córregos das montanhas. Por isso, o sábio, desejando pairar acima dos homens, coloca-se baixo deles; desejando estar adiante deles, coloca-se atrás deles. Assim, não obstante o seu posto ser acima dos homens, eles não sentem o seu peso; apesar de o seu lugar ser adiante deles, não consideram isto uma ofensa”.
Lao Tsé

Sem mais prolongamentos, vamos à nossas traduções.


TRANSLATION:


Good morning to all,
How are your studies in MUSIC? (Remember to consider the History of music, Harmony Music, Perception of Music, the Folklore of Brazilian(your country) music, and so on) and the trumpet?
My dear reader, from today on I will write a phrase that we can always reflect a little more about our lives as Homo Sapiens.
THINK:
"The reason why rivers and seas receive the tribute of hundreds of small rivers of the mountains is that their place is below the latest. Thus, they can rule over all the streams of the mountains. Therefore, the wise, wishing to be above all men, lay beneath them, wanting to be ahead of them, lay behind them. Thus, despite its being put above men, they do not feel its weight, though his place be before them, do not consider this one offense. "
Lao Tzu

No more extensions, let´s get down to business.


ORIGINAL:

Too often trumpeters neglect the low range below the staff. This neglect usually shows itself in unclear articulation and/or a tubby, overblown, out of tune, and un-centered sound- if the note comes out at all. Because the register is lower, more air support is needed while taking care not to let the notes spread or sag. When starting a note, think a bit wider with your tongue and air, yet retain a centralized air column. Avoid collapsing or folding the embouchure. Keep the embouchure similar to that when playing in other ranges. If you can achieve solidity and clarity in the lowest range, then upper harmonics will be easier. It is important to make sure that you can negotiate the lower range with the same agile and tonally centered approach that you use in the other registers. Work at it until you are not only comfotable in the low range, but able to move easily throughout a wide range (from low to high and vice versa) in any configuration of scales, arppegios, intervals, or musical contexts.
Page 32, of the Daily Fundamentals for the Trumpet, Michael Sachs, Ed. International Music Company.


TRADUÇÂO:

Muitas vezes os trompetistas negligenciam as notas graves abaixo da pauta. Esta negligência normalmente se manifesta em articulação sem clareza e/ou sem expressão(sem finesse), exagerado, desafinado, e de som descentralizado e se a nota sai, pois as vezes nem conseguimos tocá-las.Por o registro ser grave, precisamos de mais apoio do ar, tendo cuidado para não deixar as notas se propagar(explodir)ou ceder(falhar). Ao iniciar uma nota grave, pense um pouco maior(este trecho 'pense um pouco maior com a lingua' ficou um pouco confuso, vou buscar mais informações,postarei assim que souber) com a língua e o ar, mas ainda assim manter uma coluna de ar centralizada. Evite o colapso ou dobrar a embocadura. Mantenha a embocadura semelhante à que, voce toca nas outras regiões. Se você conseguir solidez e clareza nos registros mais graves, então harmônicos superiores serão mais fáceis. É importante certificar-se de que você pode negociar/tocar os registros graves com a mesma agilidade e abordagem centrada dos tons a que você usa/toca em outros registos. Trabalhe com os registros graves até que voce não só toque confortavelmente, mas seja capaz de mover-se facilmente em todo os outros registros (do agudo para o grave e vice-versa) em qualquer configuração de escalas, arppegios, intervalos, ou contextos musicais.
Na página 32, do Diário Fundamentos para o trompete, Michael Sachs, Ed. International Music Company.


Muito obrigado por tua visita,
Volte ao teus estudos do trompete.
Um abraço à todos,
Samuca


Thanks for stop by,
My best wishes for you!
Go!! Practice your horn!
Sam

Nenhum comentário:

Postar um comentário