sábado, 18 de julho de 2015

O Trompetista Zen - Trumpet's Audition Part 1

Bom dia galera, continuando a tradução, Zen and the Art of the Trumpet by C.S. nestas traduções tenho como objetivo facilitar e compartilhar dicas de coisas importantes pra uma vida saudável e repleta de resultados positivos na vida trompetística!



VIDEO DO DIA: Um maravilhoso pistonista!!









Auditions


Auditioning is the process through which musicians are hired in symphony orchestras. In the United States the repertoire for auditions is derived primarily from significant orchestral passages in preliminary through semi-final and final rounds. In the final round the auditionee will usually be asked for a solo work and occasionally will also play either chamber music, or with the section or in some cases with the full orchestra. In many European orchestras the emphasis is on solo rather than orchestral literature.


Audições

Audição é o processo pelo qual/através os músicos são contratados em uma orquestra sinfônica. Nos Estados Unidos o repertório para audições é primariamente derivado de passagens significativas orquestrais nas rodadas preliminares, semifinal e na final. Na rodada final o candidato, será pedido que toque uma música solo, e ocasionalmente tocar também música de câmera, ou com o naipe de trompetes ou ainda em alguns casos tocar com a orquestra inteira. Em muitas orquestras européias a ênfase é em solo ao invés da literatura orquestral.


Regardless of the format, however, auditioning can be one of the most stressful, anxiety-raising, frustranting and (depending on the outcome), either depressing or exhilarating experiences a musician will ever have.
That said, auditioning is currently a fact of life, and if someone wants to enter or pursue an orchestral career, then he/she has to learn how to present one's self in the most positive manner when playing an audition.


Independente do formato, entretanto, audições pode ser um dos mais estressantes, aumento/elevação de ansiedades, frustrante e ( dependendo do resultado), ou depressivo ou emocionantes experiências um músico/trompetista terá.
Dito isto, audição é atualmente um fato da vida, e se alguém quer entrar ou seguir uma carreira orquestral, então ele/ela tem que aprender como se apresentar na mais positiva maneira quando estiver tocando em uma audição.


So, how should that be done? First of all, it is assumed that when a trumpet player decides to 'audition', he or she has achieved a fairly high level of proficiency on the instrument and an awareness of music in general and the orchestral repertoire in particular. In a time frame of anywhere from about ten minutes to a half hour, it is necessary to be able to show one's credentials: i.e. to make a positive, personal, musical statement encompasses sound, style, rhythm, dynamics, phrasing, etc., and of course: interpretation.

Então, como isto deve ser feito? Primeiramente, é assumido que o trompetista que decidir  em "audição", ele ou ela alcançou um nível bastante elevado de proficiência no instrumento e uma consciência de música em geral e no repertório orquestral em particular. Em um pequeno espaço de tempo entre 10 minutos e 30 minutos, é necessário ser hábil em mostrar/apresentar suas credenciais: e.g. fazer uma positiva, pessoal, englobando declarações musicais, som, estilo, ritmo, dinâmica, fraseado, etc., e logicamente: interpretação.


That sounds simple enough. So, what makes auditioning difficult? Let me list some of the problems as I perceive them.

accuracy - of course, accuracy is important, but because of our listening to recordings, where, due to the recording technique of splicing from who knows how many 'takes', we never ( or rarely) hear any mistakes on recordings.

This is probably one of the reasons why accurancy has taken on an excessive degree of importance, today, making it almost an obsession.

What does accuracy mean? If the auditionee plays no wrong notes but does not play with any nuance, inflection, or timbre, which would make his playing into an artistic musical interpretation, he may in fact be 'missing' all the notes.


Isto soa muito simples. Então, o que faz/torna uma audição difícil? Deixe me listar alguns problemas que eu percebo/notei.

Exatidão - naturalmente, exatidão é importante, mas porque nosso hábito de ouvir gravações, aonde, devido as técnicas de gravações em dividir/recortar em quem nem imagina quantos 'takes', nós nunca (ou raramente) ouvimos nenhum erro em/nas gravações.

Este é provavelmente uma das razões pelo qual exatidão tem tomado/se tornado em um excessivo grau de importância, atualmente, quase uma obsessão.

O que exatidão significa? Se um candidato toca nenhuma nota errada mas não toca com nuances, inflexões, ou timbres, o que faria seu tocar em uma artística interpretação musical, ele pode, de fato 'perder' todas as notas.


Dynamics - The advice "avoid dynamic extremes" is sometimes given. The only reason I can imagine someone would recommend this is in pursuit of playing safe, not taking chances.

But what does this lead to? If a marking of FFF is rendered F, or PPP becomes P, then the committee/conductor will probably think either this person has a very limited dynamic range, or this person is not paying attention to what the composer has written, or the person has been overly cautious.

In fact, although there is absolutely no consensus as to a precise decibel-level for each dynamic, the candidate must show he is capable of playing at all dynamic leves, including at the extremes.


Dinâmicas - O conselho "evite tocar nos extremos" é algumas vezes dado. A única razão que eu (C.S.) posso imaginar alguém daria/recomendaria isto é em busca de tocar seguramente, sem arriscar.

Mas o que isto te leva? Se está marcado FFF e voce entrega F, ou PPP se torna P, então a banca/maestro provavelmente pensará que este trompetista tem um, muito, limitada gama de dinâmicas, ou que este trompetista não está se atendo/prestando atenção no que o compositor escreveu, ou que este trompetista está tendo muita precaução.

De fato, apesar não haver um consenso em uma precisão de níveis de decibéis nas dinâmicas, o candidato precisa mostra/apresentar que ele é capaz de tocar em todos os níveis de dinâmicas, incluindo os extremos.


Obrigado por tua visita!
Nunca desista de teus sonhos!
Estudo consciente te fará maravilhas!
Sucesso à todos!
Um abração
samuca


Thanks for stop by!
All the best to you all!
Never give up your dreams!
Practice carefully and you will be amazed by the positive results!
Take care!
Regards from Brazil!
sam

Um comentário: