terça-feira, 3 de setembro de 2013

TECHNIQUE vs. MUSIC by Anthony Plog

Boa noite pessoal, logo abaixo irei traduzir um trecho pequeno do método de Anthony Plog, Book 1, neste trecho ele fala sobre técnica versus música.

Em nosso estudos diários nunca esqueça de estudar escala, escala e mais escala, além de arpejos, rsrs, em todas as tonalidades possíveis, e nunca fique estagnado nas tonalidades mais simples, esbanje nos sustenidos e bemóis da vida!

E no vídeo do dia de hoje, colocarei um vídeo do grande trompetista Rafael Mendez, caros amigos se porventura voces desconhecem este nome, por favor faça sua pesquisa na internet, e descubra um dos maiores gênios do trompete.

Neste video ele fala no inicio: "Não há caminhos curtos, não há atalhos para aprender a tocar o trompete, é necessário prática e paciência, eu sei que é monótono, mas finalmente chegará o momento que voce poderá expressar suas emoções com sua música, e isto lhe trará um grande prazer, que todas as horas chatas de estudo são esquecidas, tudo o que voce deve fazer é praticar escalas, escalas e mais escalas, primeiro lento, e gradualmente vai aumentando a velocidade, e se atenha na sincronização dos lábios e dedos se tornar tua assinatura, quando voce não precisar pensar sobre a parte mecânica do instrumento, voce poderá pensar em tocar coisas do tipo, bem... O voo do besouro.. (2:23 ele volta a falar) tem um ditado antigo, clareza/perfeição nos leva mais próximo de Deus, com o trompete clareza/perfeição nos aproxima da pureza de som/tom, voce precisa manter teu som limpo, sempre! O trompete é um instrumento de vento, e voce precisa muito vento/ar para tocá-lo, não que precisamos força o ar, nunca isto, voce nunca utiliza mais esforço para produzir teu som/tom do que o ar que utilizamos em um conversa. Mas, controle de respiração é um dos mais importantes fatores para se tocar trompete. Uma das maneiras de se desenvolver o controle do ar é nadando embaixo da água, outro é caminhando e ainda outro é quando praticamos nosso trompete, esqueça as marcações de respiração e toque o mais longo possivel com uma respiração só, então repita do início e tente superar teu recorde anterior, a cada vez adicione um novo compasso, e depois um outro, mais outro, e ainda um outro.. até, bem... até que o vizinho reclame... por exemplo, com uma respiração".


VIDEO DO DIA:  Rafael Mendez (26 de março de 1906 - 15 de setembro de 1981)



Technique vs. Music

These books concern themselves primarily with technique and not with musicality. Nevertheless, all exercises and etudes should be approached in a manner that is as musical as possible. All too often the tendency is to think of music and technique as two separate and distinct areas, when in fact they are closely related and dependent on each other: a phrase that is played musically becomes easier to play because the approach is more natural and less forced, and conversely a solid technique provides the basis for an ever growing musicality.

Estes métodos preocupa-se primariamente com a técnica e não com a musicalidade. Não obstante, todos exercícios e estudos deveriam ser abordados de maneira que seja a mais musical possível. Muitas vezes a tendência é pensar que música e técnica são duas coisas distintas e separadas, quando de fato els estão muito próximas e dependem de uma da outra: a frase que é tocado musicalmente se torna mais fácil de tocar, por causa da arbodagem ser mais natural e menos forçada, e reciprocramente uma técnica sólida fornece a base para que a musicalidade cresça.

All too often one makes technical perfection the ultimate goal. This is viewed by many as the only real concern. But we must realize that we will never really achieve perfection - even the greatest players in the world have their technical limitations. So we must make the path to our goal of technical excellence more important than the goal itself. The fact that we will never reach our goal of technical perfection means that we can always learn, we can always be students.

Muitas vezes o músico coloca como objetivo principal a busca da perfeição da técnica. Isto é visto por muitos como a única e real preocupação e busca. Mas devemos ter a consciência de que nunca iremos atingir a perfeição da técnica, até mesmo os maiores e excelentes músicos do mundo tem suas limitações técnicas. Então devemos fazer com que nosso caminho para este objetivo da excelência da técnica seja mais importante do que o objetivo em si. O fato de que nunca iremos atingir o objetivo da técnica da perfeição significa que sempre teremos algo para aprender e sempre seremos estudantes.

But a second, and equally important concept, is that music is an art form that at its essence is a means of communication, and that ultimately this communication is more important than technical perfection. We should desire to be technically perfect only so that we have the tools to better express the ideas and intentions of the composer. Thus the striving for technical perfection is the striving towards a means and not an end. Expression, in whatever style or form, is the end. This should always be our ultimate goal.

Mas um segundo, e igualmente importante conceito, é que música é uma forma de arte que em sua essência é comunicar com as pessoas, e que isto tem de ser mais importante do que perfeição na técnica. Nós devemos sim, ser tecnicamente perfeitos, mas tão somente para que tenhamos as ferramentas necessárias para expressar nossas idéias e intenções do compositor. Assim, o esforço para perfeição da técnica é um esforço para um meio e não um fim em  si mesmo. Expressão, em qualquer estilo e forma, é o fim. Isto deveria ser nosso objetivo final. 

Obrigado por tua visita!
Bons estudos à todos!
Muita paciência e muita escalas!
Um grande abraço!
samuca

Thanks for stop by!
 Never give up!
Keep up the music goal!
Regards from Brazil!
sam

Nenhum comentário:

Postar um comentário