quarta-feira, 31 de agosto de 2011

James Thompson/ Seminário Parte 1

Boa noite pessoal, hoje irei traduzir um artigo que encontrei na internet já faz algum tempo.
Tenho impresso, mas não consigo achar mais este artigo online. Portanto não tenho como fornecer o link do qual eu retirei.
Este seminário aconteceu em um encontro de trompetistas na Noruega em 2002.



VIDEO DO DIA: Neste video tem dois trompetistas, James Thompson é o da esquerda.





SOUND and TONE QUALITY - a Vocal Approach


Warm up - daily practice - exercises to do.

Let me start by saying that there are lot of different schools of playing. I find that everyone of them have validity.
The idea of warm up is an interesting concept.
Warm up - well, I just came off the plane and I can play - so, warm up in terms of the muscles is not the point. Warm up in terms of making the connections between the brain and the muscles is the point.
What do I do for warm up, and what do I recommend for a warm up?
I do buzzing exercises. On the mouthpiece to start with.



The Quality of the Sound.

Before we start the thing, what I want you to keep to keep in mind is the idea of the mental and physical connections. If you can hear it in your head, you can play it - with a little practice. You got to be able to hear it - not only the pitch, but the quality of the sound.

Let me ask you a question: When you hear somebody play, what is the first things that impresses you?

- The Sound

What makes a good sound?

Describe a good sound?

-Rich
-Warm
-Projecting
-Clear
-Bright
-Ringing
-Open

Rich in what ways?

-Overtones

What is a warm sound?

-Warm sound means there are few overtones, like a flugelhorn.

Ok- let us just agree that sound is what the listeners think it is. A sound can be German, Russian. It can sound like a D-trumpet, or a Rotary trumpet or a cornet ( demonstrates on his C-trumpet). It can be Mexican.


Som e Qualidade do Tom - uma abordagem vocal.


Aquecimento - prática diária - exercícios para fazer.

Deixe me começar dizendo que existem grande numero de diferentes escolas, diferentes maneiras de tocar o trompete. I acho que qualquer uma delas tem os seu valor.
A idéia de aquecimento é um interessante conceito.
Aquecimento - bem, eu acabo de sair do avião e estou pronto para tocar- então, aquecimento em termos de músculos não é o propósito. Aquecimento em termos de fazer a conexão entre o cérebro e os músculos, este é o propósito.
O que eu faço para aquecer, e o que eu recomendo para aquecimento?
Eu faço exercícios de 'abelinha'/buzzing. No bocal para começar.

A qualidade do som.

Antes de iniciarmos, o que eu gostaria que voces tivessem em tuas mentes é a idéia das conexões mentais e físicas. Se voces podem ouvir em sua cabeça, voces conseguem tocar - com alguma prática. Voces precisam serem capazes de ouvirem - não somente a altura das notas, mas também a qualidade do teu som.
Deixe me perguntar uma questão: Quando voce ouve alguém tocando, qual é a primeira coisa que realmente te impressiona?
- O Som

O que faz um bom/excelente som?

Descreva um som bonito?

-Rico
-Quente
-Projetando
-Limpo
-Brilhante
-Ringing (?) não tenho certeza de como traduzir esta palavra.
-Aberto

Rico de que maneira?

-Harmônicos

O que é um som quente?

-Som quente significa que existem poucos harmônicos. Coo um flugelhron.

Beleza, concordemos que o som é aquilo que o ouvinte pensa que é. Um som pode ser Alemão, Russo. Pode soar como um trompete em Ré, ou como um trompete a rotor. Ou ainda como um cornet ( demonstra em teu trompete em dó). Pode ter um som mexicano.


Obrigado por tua visita!
Bons estudos à todos!
Mantenha sempre uma atitude positiva em teus estudos!
Um abraço à todos!
Samuca


Thanks for stop by!
Get back to the practice room!
Never give up!
All the best for you!
Sam

Nenhum comentário:

Postar um comentário