sábado, 13 de agosto de 2011

ARBAN/VIZZUTTI FLEXIBILITY EXERCISES/ EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE


Boa noite caros leitores, hoje irei falar sobre um dos mais usados métodos de trompete do mundo! Jean Baptiste Arban, um cornetista frances do século XIX. Escreveu este importantíssimo método. Nos dias atuais, temos muitos métodos, mas este ainda é o mais procurado. Importantes trompetistas tem re-escrito este método, fazendo algumas observações e dando-nos algumas dicas de como estudá-lo, quando J.B.Arban o escreveu simplesmente evitou escrever muito no enunciado dos exercícios.

Exercícios de Flexibilidade da Página 42 (Edição Carl Fischer 2005), estudos do número #16 ao 30.

VIDEO DO DIA: Bom, pessoal, este vídeo achei por acaso no Youtube, quero mencionar que um de meus objetivos futuros é poder traduzir videos-aulas e masterclass que encontramos na net, mas por enquanto estou nos textos, mas resumindo o que este trompetista (John Eth ) nos sugere, os exercícios de flexibilidade são 'feitos' por duas coisa basicamente pela firmeza dos cantos de nossa boca (Corner) e pela coluna de ar (Air stream). Ele pratica todos os exercícios pianíssimo, ele assim o faz pois todo mundo consegue tocar forte, mas nem todo mundo toca suave. Ele fala de Ta -ih -Ta - ih, sendo Ta para a nota de baixo, neste caso um Sol da Segunda Linha, e Ih para a nota superior um Dó, terceiro espaço. Estes estudos o ajudam a pontencializar o registro agudo. No outro exmplo ele toca Dó e Ré agudo, como ele mesmo diz, a semelhança das coisas que Maynard Fergunson tocava. Ele menciona novamnte, PRATIQUE ESTES EXERCÍCIOS NO REGISTRO MÉDIO E GRAVE, E SEMPRE PIANÍSSIMO. Até que voce finalmente fortaleça os cantos de tua boca, ele sugere 30 minutos de prática diária, descansando a cada exercício, e sempre mezzo-piano e pianíssimo.






FLEXIBILITY EXERCISES

The fingerings carefully marked throughout exercises #16-30 are based on the harmonic structure of the trumpet. Practicing with the marked fingerings is a very important factor in learning to accurately move between notes of the same fingering. You must use the unusual substitute fingerings (for example, in exercise #23: [1-2-3] for high F#, [2-3] for high G# and [1-3] for high A, to get the most benefit out of each exercise. Note that many of the substitute fingers are quite out of tune and need to be dealt with accordingly using 1st and 3 rd valve slides and/or 'lipping' them in tune. You will find occasions in solo and ensemble performance when substitute fingerings are very helpful--as long as you play them in tune.
Additionally, I have found practicing the lip slur section of the Arban Method, using normal fingerings, to be beneficial. The experience of playing this section with the marked fingerings and again with the normal fingerings, is surprisingly different. Both routines help you to be a more proficient and flexible player.--A.Vizzutti

FLEXIBILITY ADVISES

The pitch is adjusted with lip position and the speed of air. They control the aperture size between lips, which sets the pitch. You can affect the air speed by raising and lowering the back/center part of your tongue. You can notice this by whistling high and low. Do not raise the tip of your tongue, this prevents the air flowing freely between your teeth.

Playing these exercises will train your lips to adapt to current pitch which helps you to hit the right notes. Slur (no tongue attack, except for the first note) the notes and use the same fingering throughout the whole phrase. Breathe in on the last beat of the last bar of each phrase, do not hold breath. Keep your posture straight yet relaxed. The first exercises are also good for warm-ups.

Remember to use the metronome.

Lip Slurs

Strive for an even, centered sound and smooth connections as you travel between the different registers on all lip exercises. Make sure that the upper register doesn’t become pushed but is merely a natural outgrowth of the lower range. Conversely, take care that lower range notes don’t sag or spread when moving downward from the upper register. Use natural tongue movement to assist the airflow in creating a smooth, even sound.
Michael Sachs (First trumpet player of Cleveland Orchestra)
TRADUÇÃO: 


EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE 

Os dedilhados cuidadosamente marcados nos exercícios de números 16 até o 30 são baseados na estrutura harmônica do trompete. Estudar/praticar com estes dedilhados é um fato importante para aprender a ‘se mover’ entre as notas de mesmo dedilhado. Voce precisa a usar o incomum dedilhado (por exemplo nos exercícios 23: [1-2-3] para a nota Fá#(5ªlinha), [2-3] para o Sol# e [1-3] para o Lá, afim de obter melhores resultados de cada exercício. Tenha em mente que a maioria dos dedilhados são desfinados e precisam serem ajustados por meio das bombas de afinação 1ª e 3ª e/ou dos ‘ajustes de lábio’ afinando estas notas. Voce encontrará ocasiões em solos e em grupos que estes dedilhados substitutos serão de grande ajuda, conquanto vocês toquem eles afinados.

Adicionalmente, Eu tenho achado que estudar/praticar a seção de flexibilidades do método Arban, usando os dedilhados normais, serem benéficos. A experiência/a sensação de tocar esta seção com os dedilhados alternativos e depois tocá-los novamente com os dedilhados normais, é totalmente surpreendente. Ambas rotinas te ajudarão a ser um executante/trompetista mais eficiente e flexível. Allen Vizzutti

CONSELHOS SOBRE FLEXIBILIDADE

O tom (os exercícios de flexibilidade são) realizados/ajustados através da posição de nossos lábios e da velocidade do ar. Eles controlam o tamanho da abertura dos lábios, que são os responsáveis pela criação da nota. Você pode afetar/mudar a velocidade de teu ar através do ‘levantar e abaixar’ da parte central e da parte do fundo de tua língua. Voce pode perceber isto quando você assobia agudo e grave. Não levante a ponta de tua língua, isto impede que a coluna de ar flua livremente entre teus dentes.

Tocar estes exercícios irá treinar teus lábios para se adaptar com o tom específico e consequentemente te ajudará a atingir as notas corretas. Toque ligado (sem ataques de língua, exceto para a primeira nota) as notas e use o mesmo dedilhado por todo o exercício. Inspire no último tempo do compasso do último compasso de cada frase, não segure tua respiração. Mantenha tua postura correta, mas sempre relaxada. Os primeiros exercícios são ótimos como aquecimento também.

Lembre-se em usar um metrônomo.

Ligaduras de 'Lábios'/Flexibilidades 

Lute/Busque por um som uniforme, centrado e com suaves conexões quando você estiver viajando/passando entre os diferentes registros em todos os exercícios de flexibilidade. Tenha certeza de que o registro agudo não se torne ‘pressionado’ mas antes seja como uma consequência/um crescimento do registro grave. Por outro lado, tenha cuidado para que o registro grave não fique como que ‘espalhado’ ou ‘cedido’ quando você estiver movendo para baixo vindo do registro agudo. Use o movimento natural de sua língua para te ajudar no teu fluxo de ar/tua coluna de ar, e assim criar um som suave e uniforme. 
Michael Sachs (Principal Trompete da Orquestra de Cleveland, EUA)


Obrigado por tua visita!
Bons estudos para todos!
Um abraço à todos!
Samuca

Thanks for stop by!
Never give up!
Keep practicing!
All the best for you!
Sam

4 comentários:

  1. Muito obrigado por teu apoio! Um abraço, samuel

    ResponderExcluir
  2. Oi Samuel! To procurando umas coisas para trompete e achei o teu blog, muito legal! Beijos, Marina (Mogi Mirim) :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina! Sdds! Muito obrigado! Já algum tempo não coloco nada novo por aqui. Ma irei retomar. Muito obrigado, beijos PS se vc aparecer por Campinas, me avisa que podemos tomar um café, sapctba@gmail.com

      Excluir