quinta-feira, 5 de abril de 2012

Air/Lip Balance!!

Boa noite caros colegas, esta noite irei traduzir mais um trecho do excelente método de James Thompson, The Buzzing Book. Neste trecho o autor menciona o equilíbrio entre coluna de ar e contração de lábios. Espero que voces estejam gostando destes artigos, pois a mim tem me ajudado muito.



VIDEO DO DIA:





Air/Lip Balance

If the tone is resonant, the player is playing with correct support and balance. "Balance" indicates the relationship of airflow to lip tension. The proper ratio of air pressure to lip resistance varies according to register and dynamics. Best results are dependent upon keeping these forces in balance throughout all registers and dynamic levels. Learning to define and refine these balances and forming better habits to attain them is one of the primary goals of the exercises in this book.

The air flowing through the lips exerts pressure in every direction, much as does the air flowing into a bubblegum bubble. Pressurized air will expand spherically if allowed to. These outward-pushing forces must be contained by the embouchure muscles. On a single note at a single dynamic, the correct balance of air pressure and muscular contraction focuses the air column into a cylindrical shape.

Here is an illustration of the air column and the forces it exerts. Notice that the air pushes forward but also outward.



The terms "Breath Support" and "Using the Air" are in common usage but the functions they refer to are often misunderstood. Most players, if asked to "support" in a passage, will play the entire passage louder rather than balancing each note with respect to tone quality. They often do this by thinking about tensing the diaphragm. To a certain degree, doing so will bring about the desired result. Usually, however, it also leads to excessive tensing of the lip muscles, which chokes the tone and actually makes it less loud.

A player who strains to twist out a stuck mouthpiece may observe that as his wrist muscles tense, his jaw muscles clench sympathetically. The same thing can happen when a player thinks of tensing the diaphragm: the lips may also want to tense. This excessive tension upsets the balance and causes the lips to vibrate less freely.  
The tone loses harmonics, inciting the player to apply even more force. There's a better solution! Instead of thinking support as a purely physical thing, the player should concentrate on thinking of - and listen to - the tone. By doing so he avoids unnecessary, sympathetic tension. When the tone is resonant and free, he knows he has found the correct air/lip balance.

Thanks for stop by!
Just remember never give up!!
Keep up all the good work!
Regards from Brazil!

Ar/ Lábio Equilíbrio

Se o tom está ressonante, o músico esta tocando com o correto suporte e equilíbrio. "Equilíbrio" indica a relação da coluna de ar com a tensão labial. A mais apropriada relação da pressão do ar com a resistência dos lábios varia de acordo com o registro (grave/médio/agudo) e com as dinâmicas. Os melhores resultados estão totalmente conectados nestas forças que devem em todo tempo estar em equilíbrio entre todo os registros e dinâmicas. Aprender a definir e refinar estas forças balanciadas e formar melhores hábitos para controlá-las é um dos princípios deste método (The Buzzing Book, Jame Thompson) e dos exercícios contidos nele.


A coluna de ar através dos lábios exerce pressão em todos os lados/direções, semelhante ao que acontece quando assopramos uma bolha de chicletes. Ar pressurizado irá expandir esféricamente se for permitido. Estas forças para fora-e puxa precisam serem contidas pelos músculos da embocadura. Em uma simples nota e em uma simples dinâmica, o correto equilíbrio de pressão de ar e contração muscular focará/fará com que a coluna de ar saia em uma forma cilíndrica.

Aqui vai uma ilustração da coluna de ar e suas forças. Note que o ar força/sai para frente mas também para fora.




Os termos "Suporte de Ar" e "Usar mais ar" são muito comuns de serem ouvidas, mas suas funções são muita das vezes mal interpretadas. A maioria dos músicos, se são pedidos/requisitados para 'tocar com mais suporte', eles irão tocar a passagem/trecho inteiro mais fortes ao invés de equilibrar cada nota respeitando a qualidade sonora. Eles normalmente fazem isto pensando em tensionar o diafragma. Até um certo ponto isto está correto, fazendo isto irá com certeza trazer o resultado esperado/buscado/pedido. Normalmente, entretanto, irá afetar/levar para um excessivo tensionamento dos músculos dos lábios/faciais, o que irá engasgar o tom e consequentemente irá obter menor/pouco som.


Um músico que cerra teu punho torcendo para tirar um bocal emperrado no 'liedpipe' pode observar que quando os músculos do teu punho tensionar os músculos do teu queixo/face irá automaticamente tensionar junto. A mesma coisa pode acontecer quando um músico pensa em tensionar o seu diafragma, isto pode levar os lábios a tensionarem juntos. Esta excessividade de tensão pertuba o equilíbrio e consequentemente os lábios irão vibrar bem menos/ irão vibrar com menor fluência. O tom irá perder em harmônicos, incitando o músico a aplicar mais força bruta. Existe uma solução melhor! Ao invés de voce pensar que 'suporte de ar' é uma coisa física somente, o músico deveria se concentrar em pensar sobre - e ouvir o- som/tom. Fazendo isto ele irá evitar forças/tensões desnecessárias. Quando o tom/som estiver ressonante e livre, o músico saberá que ele encontrou o correto equilíbrio entre ar/lábio equilíbrio

Muito obrigado por tua visita!
Nunca desista de teus sonhos e vontades!
sempre estude teu trompete!
Esteja sempre preparado!
Oportunidades nunca avisam quando irão aparecer!
Tudo de bom!
Samuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário