domingo, 30 de outubro de 2011

Sing Through the Trumpet/Cante Através do Trompete

Boa noite pessoal, neste artigo falarei da importancia de combinarmos nossa prática diária com duas abordagens diferenciadas. Tocando de ouvido e tocando através de partituras.

VIDEO DO DIA:







Sing Through the Trumpet
By Dr. Michael H. Tunnell

As I continue to play, teach and study the trumpet, I realize the importance of making the musical aspect of playing more important than the technical aspect. Learning and practicing the various technical exercises on a daily basis is certainly fundamental to progress as a player, but musical considerations cannot be made secondary.

Lyricism, phrasing, beauty of tone and communication through the musical line is too often neglected for the sake of "higher, faster and louder chops". Frequently the young player is deficient in the softer and more introspective areas of brass playing; the entire spectrum of dynamics and range should be developed with equal care, which will then equip the player with the ability to effectively communicate any musical idea, whether it be a fortissimo, declamatory fanfare or a pianissimo, sustained legato line.

Music can be thought of as a language, which must be learned much in the same manner as early speech patterns are developed. In training young players, one suggestion is to integrate rote practice (playing solely by ear) into the daily practice routine. Begin by playing simple songs on the mouthpiece alone. This method will effectively involve the listening skills of the player, as well as the utilization of good airflow, since the mouthpiece obviously has less resistance than the trumpet. 

The tunes can be changed daily: seasonal songs, popular tunes, children's melodies, jazz lines. The next step is to play the same tune on the trumpet, and an additional exercise involves transposing the tune into all possible keys; the transposition "chops" get a workout as well! Take this idea one step further by attempting to play from memory (again, the ear will be put to work) any solo or etude currently being studied. Trust your aural sense to lead you in the right direction. Playing by ear and from memory are good supplements to the traditional practice of etudes, solos, excerpts and specific mechanics such as long tones, lip slurs, double and triple tonguing, single tonguing, legato, marcato and staccato tonguing, lyrical sustained playing, and flexibility. 

It is imperative that we never forget the "song" when playing the instrument. Keeping matters simple by focusing on singing through the horn even during the most complex passagework, just as one does when playing a simple tune in daily practice, will help the player communicate his ideas through his instrument. If you can hear it, you can play it.


TRADUÇÃO:

Cante Através do Trompete
Por  Dr. Michael H. Tunnell

Quanto mais eu toco, ensino e estudo o trompete, eu percebo a importancia de fazer dos apectos musicais que sejam mais importantes do que os aspectos técnicos. Aprendendo e praticando os varios exercícios técnicos diariamente certamente são fundamentais para o desenvolvimento e progresso do estudante, mas considerações de aspectos musicais não podem serem tomadas como secundárias.

Lirismo, fraseado, e beleza de tom e comunicação através da linha musical é geralmente negligenciado pelo desejo de "agudos, rapidez, e fortissimos". Frequentemente o estudante novo é deficiente no suave e mais intropectivas áreas do trompete; todo o espectro de dinâmicas e extensão devem serem desenvolvidos com muito cuidado, o que então irá equipar o trompetista estudante com as habilidades necessárias para efetivamente comunicar qualquer idéia musical, quer seja fortíssimo, fanfarra ou a pianíssimo, ou um legatíssimo.

Música pode ser geralemente definido como um tipo de linguagem, que precisam serem aprendidos na mesma maneira em que aprendemos a falar quando crianças. Quando treinamos novos trompetistas, uma sugestão é integrar os tipos de rotinas (tocando somente de ouvido) com a prática diária de exercícios técnicos. Inicie tocando canções simples no bocal somente. Este método irá efetivamente envolver o aparato auditivo do estudante, bem como a utilização de uma boa 'coluna de ar', simplesmente porque o bocal oferece pequena resistência em relação ao trompete.


As músicas podem serem trocadas diariamente: canções folclóricas, musicas populares, melodias infantis, e linhas de jazz e MPB. O próximo passo é tocar esta canção no trompete, e então como exercícios adicionais iniciar o processo de transposição desta música para todas as tonalidades possíveis; os 'lábios e ouvidos' de transposição serão treinados juntamente!! Pegue esta idéia e avance mais um passo a frente e tente tocar estas melodias de memória (novamente teus ouvidos irão ser benificiados) e também qualquer estudos ou solos que voce estudar. Confie em teu sentido aural para que voce siga na direção correta. Tocar de ouvido e decor são excelentes complementos para a maneira tradicional de prática de estudos, solos e trechos orquestrais, além é claro de elementos específicos como notas longas, flexibilidades, simples, duplo e triplo staccato, bem como legato e marcato, lírico e sustentado.


É imperativo que voce nunca esqueça a 'canção' quando voce toca teu trompete. Mantenha os problemas simples somente focando em 'cantar' através do teu trompete, ainda mesmo que seja durante o mais complexo trecho musical, igualmente como nós fazemos quando estamos tocando algo bem simples em nossa prática diária, ajudará o trompetista a comunicar tuas idéias através do seu instrumento. Se voce consegue ouvir, voce consegue tocar.


Obrigado por tua visita!
Volte ao teus estudos!
Nunca desista de teus sonhos!
Um abraço à todos!
Samuca

Thanks for stopping by!
Get back to the practice room!
Never give up your dreams!
All the best for you!
Sam

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