sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Arban/Vizzutti - First Studies Page 14

Boa noite meus caros leitores, por favor pratiquemos nosso instrumento constantemente e diariamente!
Sempre com inteligência e sabedoria!

VIDEO DO DIA: Chris Botti (trumpet) Yo Yo Ma (Cello)

http://www.youtube.com/watch?v=xX66_42rmpQ&feature=fvst


ORIGINAL:

First Studies

Explanatory Notes on First Studies

In Study Nº 1 start or 'attack' the sound by pronouncing the syllable tu, keep it well sustained and at the same time give it all the strength and the brilliancy possible. Under no circumstances should the cheeks ever be puffed out nor should the lips make noise in the mouthpiece even though many performers  appear to think otherwise. The sound forms itself; it should be 'struck' firmly using proper lip tension so as to be accurately in tune.

Studies seven and eight deal with all of the notes produced by using the same valves. Studies nine and ten take the student through all of the keys and so the required fingerings have been thoroughly indicated. These lessons should be practiced over a long period so that the student may become completely secure with the fingering of the instrument. From this point on it will not be necessary to mark the numbers of the valves under each note although fingerings will appear in passages throughout the book  where it will facilitate a performance. Throughout Studies 1-50 be sure to strike each sound and give each note its full value.

The crescendo and diminuendo markings from numbers 11-17 follow the best principles of modern teaching ad when observed in practice will develop a clearer and more easily produced upper register. The student should develop early the habit of increasing volume as he ascends, and decreasing volume as he descends. For obvious reasons, these markings have not been continued beyond Study 27 for the student should have formed the habit by this time and should use it as a general principle of playing.


TRADUÇÃO:

Os primeiros estudos


Notas Explicativas dos primeiros estudos

No Estudo N º 1 inicie ou 'ataque' o som ao pronunciar a sílaba TA, mantenha bem sustentado e, ao mesmo tempo de-lhe toda a força e o brilho possível. Sob nenhuma circunstância deve ser as bochechas inchadas para fora, e os lábios nem devem fazer barulho no bocal, embora muitos artistas parecem pensar o contrário. O som se forma de sua própria maneira, que deve ser "golpeado" firmemente com a tensão labial adequada, de modo a ser exatamente no tom e afinado.

Os estudos sete (7) e oito (8) lidam com todas as notas produzidas usando as mesmas válvulas/pistões. Estudos de nove (9) e dez (10) levam o aluno através de todas as chaves e dedilhados necessários, estes foram exaustivamente indicados. Estas lições/estudos devem ser praticados durante um longo período para que o aluno possa tornar-se completamente seguro, com o manejo do instrumento. Deste ponto em diante, não será necessário marcar o número das válvulas/pistões em cada nota, embora os dedilhados aparecerão nas passagens ao longo do livro/método aonde irá facilitar o desempenho do executante. Ao longo dos Estudos 1-50 certifique-se de atacar/enfatizar cada som e dar a cada nota seu valor total.

O crescendo e diminuendo marcados entre os números 11 e 17 seguem os melhores princípios da metodologia  moderna de ensino, quando observadas na prática irá desenvolver uma visão mais clara e mais facilmente produzirá o registro agudo. O aluno deve desenvolver precocemente o hábito para aumentar o volume quando ele sobe, e diminuir o volume quando ele desce. Por razões óbvias, essas marcações não foram além do estudo 27 pois aluno deve ter adquirido o hábito por esta altura e deve usá-lo como um princípio geral de tocar.


Nunca esqueça o trompete é um instrumento traiçoiero, portanto estude sempre com sabedoria e diligência.
Muito obrigado por tua visita!
Volte aos teus estudos e práticas diárias!
Um abraço à todos!
Samuca

Thanks for stop by!
Go back to the practice room!
My best wishes for you all!
Sam

Nenhum comentário:

Postar um comentário