domingo, 18 de julho de 2010

Method of Breathing/Herbert L. Clarke

Bom dia a todos,
Esta tradução de hoje é do Método Elementary Studies de Herbert L. Clarke editado em 1909.
Livro este, o primeiro da série de metodos que Herbert escreveu.
Lembre-se: existe um ditado que diz, "do céu somente cai água", por isto devemos estudar muito, praticar o trompete muito!! Outro ditado, "Deus ajuda quem cedo madruga", acredito muito que devemos fazer a nossa parte, estudar trompete!

VIDEO DO DIA:
Neste video o grande músico fala que: Para aprender a tocar o trompete devemos ter muita paciencia e estudar muita escala, e então fazer muita música com bastante expressão. Tocando escalas lentamente, para sincronizar os labios com os dedos, e quando voce não precisar pensar sobre a parte tecnica do instrumento voce entao podera tocar musicas como o Voo do Besouro e outras mais.. Ele continua dizendo: existe um ditado antigo: "A Pureza aproxima de Deus" no trompete a pureza está proximo a um som/tom que precisa ser mantido limpo e puro SEMPRE. O trompete é um instrumento de vento e portanto precisamos de muito ar para tocarmos, não que o vento forçará o som, não é nada disto, para produzir um som voce nunca usa mais ar do que em uma conversa. MAS..o controle da respiração é um dos mais importantes aspectos de se tocar o trompete. Há diversas maneiras de desenvolver a respiração, como nadar, andar, e outra é praticando no próprio trompete, ampliando o numero de compassos tocados na música em uma respiração a cada vez retornando ao inicio da musica e ampliando. Amplie até os vizinhos reclamarem..Por exemplo em uma respiração!
http://www.youtube.com/watch?v=gUij8FCg0z8


ORIGINAL:

"Common sense teaches us more than all else"

Without air or wind there is no tone. Always commence a tone with the lungs inflated, or properly filled, and utilize all the air before inhaling again. Your lips may be perfect, your tongue in the proper position, but no tone can be produced without wind, any more than a locomotive, built perfectly in every way, can expect to move without steam.

Be careful to breathe regularly, inhale with freedom and exhale or blow carefully, never forcing the tone, but producing naturally. In time you will realize that developing your chest, equalizing your power or generating it, are important factors and that the lips alone do not play the Cornet\Trumpet but only act as the vocal chords in the throat of a singer, which if strained will ruin the success of any vocalist.

Never abuse the lips by straining or pressing them and they will last a lifetime, growing stronger instead of weaker as the hours pass in diligent practice.

"Well begun is half done".



TRADUÇÂO:

"O senso comum/O bom senso nos ensina mais do que tudo"


Sem ar ou o vento não há som. Sempre começe um tom com os pulmões inflados, ou devidamente preenchido, e utilize todo o ar antes de inspirar novamente. Seus lábios podem ser perfeitos, sua língua estar na posição correta, mas nenhum  tom/som pode ser produzido sem vento/ar, mais do que uma locomotiva, construída perfeitamente em todos os sentidos, pode esperar que se mova sem vapor.(Este livro de Herbert L. Clarke, chamado Elementary Studies, foi editado em 1909).


Tenha cuidado para respirar regularmente, inspire e expire com liberdade ou assopre cuidadosamente, nunca forçe o tom/som, mas produza naturalmente. Com o tempo você vai perceber que o desenvolvimento de seu peito/torax, igualando o seu poder ou gerá-lo, são fatores importantes e que só os lábios não tocam o Cornet /Trompete, mas só agem como as cordas/pregas vocais na garganta de um cantor, que se esticado/forçado arruinará o sucesso de qualquer vocalista.

Nunca abuse dos lábios por esforço ou por pressão somente assim eles irão durar uma vida inteira, desenvonvendo-se cada vez mais forte ao invés de mais fracos quandos as horas passarem, na prática/estudo diário diligente.


"Bem começado é meio caminho andado".


Muito obrigado por tua visita,
Por favor volte seus estudos ao trompete!
Grande abraço,
Samuca

Thanks for stop by,
Get back to your trumpet studies!
My best wishes for you
Sam

Nenhum comentário:

Postar um comentário