terça-feira, 1 de junho de 2010

BUZZING/Abelhinha Michael Sachs Page 2 Parte 1

Boa noite à todos,

Enfim, voltei, desculpem-me por esta ausência. Espero continuar sem mais interrupções. Caros leitores, estudemos sempre.. o trompete é um instrumento maravilhoso, no entanto é bem traiçoeiro, descuide um pouco em teus estudos diários, e tu terás um 'inimigo' em tuas mãos.
Lembre-se, estude sempre com inteligência, jamais massacrando teus lábios.
Se possivel, descanse sempre o mesmo tempo que está tocando.

VIDEO DO DIA:

http://www.youtube.com/watch?v=j-v7AciWq-4


ORIGINAL:


Buzzing, Michael Sachs, Daily Fundamentals for the Trumpet, Page 2

Buzzing is the fundamental starting point of your tone. It must be compact and centered, yet flexible. Buzzing on the lips alone or with the mouthpiece strips tone production concepts to their basic core. However, if overdone or incorrectly applied, buzzing has the potential to produce stiffness and become counter-productive. When done properly, a little goes a long way.
When you buzz, replicate as closely as possible the exact feeling of playing the trumpet --- there should be a direct relationship between the feeling when you buzz and the feeling when using the trumpet.

When buzzing on the lips alone, make sure that the embouchure is not being reconfigured, either by pinching the lips or rolling them inward to make the buzz occur. The embouchure needs to reflect your normal set-up and feel. For some, this will replicate the exact pitch relation to the note on the trumpet. For others, using their normal embouchure will produce a buzz that sounds one octave lower than it would sound on the trumpet. Either is fine so long as there is no drastic change from your usual set-up to make the buzz happen.

When buzzing on the mouthpiece, hold the mouthpiece in the left hand with the thumb and index finger about one inch from the bottom of the shank. Let the other three fingers float above without gripping the mouthpiece. Place the mouthpiece on the lips with the same feeling as when playing the trumpet. Likes notes on a keyboard, every note on the trumpet has a slot where it belongs.

When buzzing, always center notes in their proper slot with correct relative intonation for their entire duration. It’s important to think of forward, connected air between the notes. Make sure that the air-stream does not decrease as you are about to change pitch. To be continued..


TRADUÇÂO:

'Abelhinha', Michael Sachs, Fundamentos para o Daily Trumpet, Página 2

Abelhinha é o ponto de partida, fundamento de teu tom/som. Deve ser compacto e centrado, mas flexível. Vibração nos lábios ou no bocal produzem os conceitos básicos da produção de um som. No entanto, se exagerado ou incorretamente aplicados, vibração tem o potencial de produzir rigidez e tornar-se contraproducente. Quando feito corretamente, um pouco vai bem longe.
Quando você fizer 'buzz'/abelhinha, reproduza tão fielmente quanto possível a exata sensação de tocar o trompete--- deve haver uma relação direta entre a sensação quando você vibra teu lábios ou buzz em teu bocal e quando voce utiliza o trompete.
Quando fizer buzz/abelhinha somente com os lábios, certifique-se que a embocadura não está sendo reconfigurada, rolando os lábios para dentro, para fazer a ocorrência da vibração. A embocadura deve refletir o seu normal 'set-up' e sentir. Para alguns, este 'set-up' irá replicar a altura exata da nota do trompete. Para os outros, usando sua embocadura normal vai produzir uma vibração que soa uma oitava abaixo do que seria o som do trompete. As duas formas estão corretas, no entanto não deve haver nenhuma mudança drástica de seu habitual 'set-up' para produzir o buzz.

Quando fizer buzz/abelhinha com o bocal, mantenha o bocal na mão esquerda com o polegar e o dedo indicador sobre uma polegada da parte inferior do 'shank'. Deixe os outros três dedos flutuar acima do bocal. Coloque o bocal na boca com a mesma sensação de quando toca o trompete. Iguais as notas de um teclado/piano, cada nota no trompete tem um 'slot'/ranhura/centro/lugar aonde ela pertence.

Quando fizer buzz/abelhinha, sempre 'mire' no centro de sua nota'slot' e mantenha a entonação/afinação adequada até o fim/duração da nota. É importante pensar em avançar, o ar conectando/ar ligando entre/as notas. Certifique-se que o fluxo de ar/coluna de ar, não diminui à medida que estás prestes a mudar de nota/tom. Para ser continuado ..

Muito obrigado por tua visita,
Estude muito o trompete e muita música!
Um abraço à todos,
Samuca


Thanks for stop by,
Practie your horn and study music in general,
My best wishes for you,
Sam

4 comentários:

  1. Olá meu irmão continue a ajudar nós mortais pois os imortais so sabem tocar e não querem passar nada de bom paranão. Assimque poder de um pulinho aqui para sua despedida, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edson, putz me desculpe só tua mensagem hoje, foi mal.
    Valeu por tua mensagem! Pode deixar que qualquer hora agente combina e apareço por ai!
    Espero estar sempre nesta busca e pratica de ajudar à todos nós!
    Um abraço,
    Samuca

    ResponderExcluir
  3. OLA AGORA SIM VC VAI CURTIR O TRAMPO DA SUA VIDA, PASSEI PARA DIZER QUE DEUS TE PROTEJA E DE FORÇAS PARA SEGUIR COM SEU IDEAIS POR VC É ILUMINADO UM FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Edson, saiba que jamais esquecerei a força que tu me deste nos momentos de desânimo. Obrigado por tua amizade, um gde abraço teu amigo Samuca

    ResponderExcluir