quarta-feira, 28 de agosto de 2013

URBAN AGNAS MASTER CLASS PARTE 1

Boa noite meus queridos amigos,

Após um longo período de ausência, retorno com minha proposta inicial, ser um facilitador de informações escritas na lingua inglesa, mesmo sabendo que hoje temos o google translate, pretendo continuar traduzindo partes de métodos e artigos da internet, relacionados ao nosso instrumento, que escolhemos para fazer nossa música, o trompete!

Meus caros, é de extrema importância ouvir muita coisa, de preferência de excelente qualidade musical! Agora, como gosto não se discute, ouça o que voce estiver mais afinidade, mas lembre-se de ser eclético! Nunca fique ouvindo somente o trompete!! Ouvir é importantíssimo, através da audição vamos criando sinapses em nosso cérebro de como executar nosso instrumento, portanto quanto mais voce ouvir excelentes trompetistas melhor será teu som, que inicialmente poderá até soar como uma 'cópia' do som original. Mas não esquenta, pois o 'teu' som, a tua identidade musical sonora, em teu trompete, virá ao longo da prática diligente diária! E virá através do amadurecimento musical, que conquistamos com anos de estudos diários e muita paciência!! Além é claro da exposição constante ao público, sempre que tiver alguma oportunidade, toque! Toque para teus pais, toque para tua namorada(o), toque para teus familiares, toque na tua igreja, toque em casamento, toque em qualquer chance que surgir!!!
Infelizmente, o medo, aquele receio que temos em nos apresentar em público! Somente iremos diminuir ao mesmo tempo que formos nos expondo para uma platéia! Nem que esta platéia seja uma pessoa! Convide um amigo(a) e peça, senta ai que vou tocar um estudo, uma música para voce ouvir, interessante notar que, por mais que sejamos familiarizado com esta pessoa, iremos ficar nervosos para executar o estudo, a música.
Lembre-se, acima de tudo curta! Música é uma coisa boa!

Um abraço, e bons estudos para nós!!


VIDEO DO DIA: Sexteto Carlos Gomes (quinteto de metais mais bateria) formado em novembro de 2010, por mim e mais alguns amigos em Campinas-SP, tocando Amazing Grace, no Teatro do Sesi, Piracicaba/2012;

Solo trompete: Eu! rsrs...




Urban Agnas Master Class (ITG Journal, January 2006)

Urban Agnas advocated a relaxed and self-accepting approach to practicing and performing which was very refreshing. He differentiated clearly between accepting oneself as a player who made mistakes while not accepting one's mistakes. His numerous ways of conveying energy to the students while they played for him enable them to stretch for their potential in new ways both technically and musically. The results were very rewarding!

Urban Agnas defende uma abordagem relaxada e de auto-aceitação quando praticamos ou nos apresentamos em público, o que proporciona um alívio/um refresco grande na execução musical. Ele diferencia nítidamente entre aceitar um músico que comete erros, mas jamais aceitar os erros do mesmo. Suas inúmeras maneiras de transmitir energia para os estudantes enquanto eles tocam para ele, capacitam os estudantes em 'esticar' (aflorar) seus potenciais tanto musicalmente como técnicamente. Os resultados forão bem gratificantes!

It was not so much Urban Agnas' lecturing that affected the students' playing, but what he actually did and how his palette of methods changed the  thoughts and feelings of the players, enabling them to express more as musicians.
In addition to being a trumpeter perfoming in the classical, contemporary, and jazz idioms, Urban Agnas is also an incredible percussionist. When teaching and conveying energy to the students, he utilized the arts of drama and dance when he wasn't accompanying the students on the grand piano, percussion instruments, or on his own trumpet.

Não é tanto a palestra em si de Urban Agnas que afetou a maneira de tocar dos estudantes, mas o que ele fez e como a sua paleta de métodos mudou os pensamentos e sensações dos músicos, favorecendo eles para que se expressassem mais como músicos.
Além de ser um trompetista clássico, contemporâneo, e jazzista, Urban Agnas é um incrível percussionista. Ao ensinar e transmitir energia para os estudantes, ele se utiliza das artes do teatro, da dança,isto quando ele não estava acompanhando os estudantes no piano de cauda, instrumentos de percussão, ou em seu próprio trompete.

Agnas lectured on how important it is to relax the chest and stomach area during inhalation and avoid actively pushing the air out so that the lips have to act like brakes. Ordinary lip buzzing is not a favorite activity of his, because it achieves something different than what we do when we play the instrument. "But buzzing like with a large tuba mouthpiece may be beneficial," he said and showed us how with his fingers far apart on the upper and lower lip, "The air can flow more freely when the lips do this kind of buzzing without pushing from the abdomen."

Agnas palestrou como é importante relaxar o peito (caixa torácica) e a área do estomago durante o processo de inalação e evitar forçar o ar na expiração afim de que os lábios não precisem agir como freios ativos. Ordinária vibração labial (mais conhecida como 'abelhinha') não é uma atividade favorita dele, porque este ato proporciona algo diferente do que quando estamos tocando o instrumento. "Mas 'abelinha' como um grande bocal de tuba pode ser benéfico," ele disse e mostrou-nos como, com seus dedos distanciados entre o lábio superior e inferior, "O ar pode fluir mais livremente quando os lábios faz uma 'abelhinha' deste tipo sem forçar a partir do abdômen". (Aqui caros amigos recomendo acessar o link original para ver as fotos deste masterclass, tem uma foto aonde ele está com a mão na boca demonstrando esta idéia que ele mencionou). 


Emphasis was placed on teaching students how to stand with the body well balanced. The feet should be separated and toes pointing straight ahead (also when sitting) with the body weight equally distributed on both legs. Relaxing and softly bending the knees while the neck also relaxed would ease the inhalation and promote a good sound. Agnas checked the neck tension of students while they were performing and made them aware of unnecessary tension. This was new information and big help to many. Agnas also let some of the students perform with their backs being supported by a wall to promote their correct, relaxed posture.

A ênfase foi colocada em ensinar aos estudantes como ficar em pé com o corpo equilibrado. Os pés tem de ficar separados e os dedos apontando para frente (também quando sentado) com o peso do corpo igualmente distribuído nas duas pernas. Relaxadamente e suavemente dobrar os joelhos enquanto o pescoço também relaxado facilitando desta maneira a inalação e promovendo um bom som. Agnas checava a tensão no pescoço dos estudantes enquanto eles estavam tocando e fazia com que eles se conscientizassem de tensões desnecessárias. Isto foi nova informação e grande ajuda para muitos. Agnas também pediu para que alguns alunos tocassem com as costas apoiadas em uma parede afim de promover uma correta e relaxada postura.

Participants were warned against letting daily drills become like the numbered sheets of paper laid out on the floor during dancing lessons. Instead he advocated practicing in keys with lots of sharps and flats while making up your own melodies. "Then, when you have warmed up and taken a break it is time to grab hold of yourself and pull everything back into shape. Find out exactly what you want to express musically and go for it". His advice for the female gender included the exhortation, "Many girls prefer control rather than giving it their all. Even when they know their piece pefectly, they choose to play safe. The danger is then to just deliver a lot of notes that are boring to listen to. Take chances, girls! Let the joy out!".

Os participantes foram avisados para não deixarem os exercicíos diários se tornarem como as folhas numeradas que são colocadas no chão durante as aulas de dança. Ao invés disto ele defendeu praticar em tonalidades com muitos sustenidos e bemóis enquanto voce cria suas próprias melodias. "Então, quando voce estiver aquecido e fazer um intervalo é a hora de tomar consciência consigo mesmo e colocar tudo em de volta em forma. Saiba exatamente o que voce quer expressar musicalmente e 'se atire sem medo'/e manda ver! Agnas aconselhou o sexo feminino, exortando, "Muitas garotas preferem o controle do que que 'dar tudo de si mesmo'. Ainda mesmo que elas saibam a música perfeitamente, elas escolhem tocar no lado seguro. O perigo é, então, 'entregar' um monte notas que são 'chatas' para se ouvir. Se arrisquem garotas! Coloque a alegria para fora!".

To be continued...

A ser continuado....

Um abração à todos!
Bons estudos para todos nós!
Nunca desita de teus sonhos e tenha MUITA PACIÊNCIA! Nos estudos diários!
Um abração à todos!
Samuca


All the best for you all!
Never give up you dreams!
We must always be patient! On the daily drills!
Regards from Brazil
sam








4 comentários:

  1. ...QUE JÓIAA SAMUKA...ÓTIMO TRABALHO.!!!!..A GRANDE FAMÍLIA TROMPETÍSTICA , AGRADECE!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Naber! Irei manter uma continuidade, novamente, em minhas postagens! Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Samuca!! Continua, cara. A proposta é muito boa e seu trabalho é de excelência. Mantém esse blog funcionando, hein!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!! Jezreel, muito obrigado por teu apoio!! Valeu mesmo! Preciso continuar sim, mas as vezes dou uma grande sumida, rsrs, voltando na ativa, rs, um abraço! Samuca

      Excluir