domingo, 8 de maio de 2011

ARNOLD JACOBS Air/RESPIRAÇÂO

Boa noite meus caros leitores,

Esta semana achei um Blog chamado TRUMPET MATTERS (Questões Trompete), enfim este Blog foi criado por Phil Collins, principal trompete da Cincinnati Symphony Orchestra, já aposentado. Gostei deste Blog, e pedi permissão para ele para traduzir alguns dos artigos que ele colocar na net, ele muito gentilmente me cedeu esta oportunidade.

Blogger Phil Collins said...
Sam, You worked with one of the greats. Fred is much missed. By all means you are welcome to translate any of this that might be of help to people. Phil
8:56 AM

 

VIDEO DO DIA:

Nesta gravação podemos ouvir Maurice Andre, tocando o Oratório de Natal de J.S.Bach. Os trompetistas são Maurice Andre,Bernhard Gediga e Wilhelm Oppermann

 

 

Fueling Up

Imagine filling your car up with gas for a long road trip. You're off and running smoothly. Eventually your gas gauge approaches E, and you must pull over to refuel. For some unknown reason you hurriedly fill the tank only half way before continuing on your long drive.

In less than an hour you must stop again. This time you quickly pump only a couple of gallons. In mere miles you frantically pull off the road, this time adding a measly two pints of gas. At the next station it's just a few dribbles of precious fuel before plunging back into traffic. Soon your long journey is no longer any fun for you or for your engine which is now straining to run on the fumes.

My dad always warned not to let the gas gauge go below half. " Keep the tank full", he said. I took that as a breathing lesson. "The car does not run as well on the bottom of the tank", he would lecture. "It strains the engine." Likewise the brass player has to work much harder when only a small supply of air is used.

Say your long road trip is the off stage Post Horn Solo from the Mahler 3rd Symphony. After a very large intake of air you pull into traffic ever so stealthily, joining the onstage C in perfect harmony. Your good air supply is serving you very nicely, and you are in control and loving it. At the end of the very first phrase however you get a bit rattled as there is so little time to refuel. A hint of panic flashes across your mind as you know you did not get enough air for the next passage. That high A is approaching up ahead, and you only took a sip when you needed to guzzle!

This bad dream has only just begun, for the notes are coming at you faster than you can keep them filled with air. You've got another page and a half to go and already you are gasping! You look around, but there is no assistant in sight! You must learn to survive.

Arnold Jacobs maintained that brass playing is less about chops and more about wind. We don't have chop problems, we have air deficiencies. "Your embouchure is starved for air", he would say. A full intake of air must be followed by an efficient release of the air. There seemed to be nothing that couldn't be remedied by a good dose of wind and song. His first suggestion for my running-out-of-gas dilemma: "Phil, make sure all of your breaths are as full as the first one."


TRADUÇÃO:



Imagine abastecer teu carro com combustível para uma viagem longa. Voce iniciou sua viagem e está tudo correndo perfeitamente. Eventualmente o ponteiro do combustível irá mostrar que voce está na 'reserva', e voce tem de parar para reabastecer. Por alguma razão desconhecida, voce abastece somente pela metade antes de continuar sua viagem longa.

Em menos de uma hora voce terá de parar novamente. Desta vez voce coloca somente alguns litros. Após alguns kilometros rodados voce sai da estrada e agora coloca somente dois litros de combustível. No próximo posto de gasolina voce adiciona alguns poucos preciosos litros de combustível antes de entrar novamente no tráfego. Logo, sua longa viagem, não é nada agradável para voce e muito menos para o motor do teu carro que está 'fritando' e funcionando somente com o 'cheiro' do combustível.

Meu pai sempre me dizia, nunca deixe o ponteiro ficar abaixo da metade, sempre mantenha o tanque cheio, ele dizia. Eu tiro daí, uma lição de respiração. "O carro não funciona muito bem, quando está na reserva do combustível" ele ditaria, "Força muito o motor". Igualmente para o instrumentista de metal, tudo fica muito mais complicado e difícil quando voce usa somente um pouco de ar para tocar.

Digamos que sua 'longa viagem' é o solo fora do palco, para Post Horn, na Sinfonia 3 de Mahler. Após uma tomada de ar muito grande, voce entra no tráfego bastante confiante, ajuntando com a orquestra que está no palco, em perfeita harmonia. Sua quantidade de ar está muito boa, voce está em controle e está amando.

Mas, no final da primeira frase, voce fica um pouco agitado, pois voce só tem bem pouco tempo para reabastecer. Pequenas imagens de pânico começam a surgir em tua mente, pois voce sabe que não pegou ar o suficiente para a próxima frase. Aquele Lá agudo está se aproximando, e voce somente inspirou um golinho, quando na verdade voce deveria esbanjar.

Este pesadelo está apenas no começo, pois a notas estão vindo muito mais rápidas do que voce pode 'enche-las de ar'. Voce ainda tem uma página e meia pela frente e já está ofegante. Voce olha em sua volta, mas não há nenhum assistente à vista! Voce precisa aprender a sobreviver!

Arnold Jacobs afirmava que, para tocar um instrumento de metal é menos lábios e muito mais vento (ar). Nós não temos problemas de lábios, nós temos deficiencias em nosso ar. (em nossa respiração). "Sua embocadura está faminta de ar", ele dizia. Uma inspiração gigantesca precisa vir acompanhada de uma eficiente expiração do ar. Parecia não haver nada que não pudesse ser resolvido por uma boa dose de Wind and Song 'vento e canção'. (Wind and Song, é o nome do livro de Arnold Jacobs, tubista da Chicago Symphony Orchestra). "Phil, certifique-se que todas as tuas inspirações sejam iguais a sua primeira inspiração".

A dica é, devemos aprender a tomar/inspirar, grandes quantidades de ar, mesmo que tenhamos pouco tempo para isto. Nós não teremos sempre o luxo de um 'pit stop' demorado e prolongado, para um descanso apropriado. Mel Broiles (Principal trompete da Metropolitan Orchestra por mais de 30 anos), sempre nos dizia, que os melhores tocadores de metais, inspiram grandes quantidades de ar em um pequeno tempo de respiração. Trata-se de combustível e eficiencia. Quanto maior for o suprimento de combustível maior será o seu desempenho/eficiencia.

Obrigado por tua visita!
Volte aos teus estudos!
Nunca desista!
Um abraço à todos!
Samuca

Thanks for stop by!
Get back to the practice room!
Never give up!
All the best
Sam

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