domingo, 5 de dezembro de 2010

Technical Studies by Herbert L. Clarke Third Study

Boa noite a todos, aqui vai mais uma parte do método de H. Clarke. Bons estudos para todos!

Video do dia: 

http://www.youtube.com/watch?v=Va2emfJW6j4

 

Third Study

Original

Practise without repeating at first, until the fingers are under perfect control.
These exercises are excellent for training the lips to be flexible in slurring, single and double tonguing, especially toward the end of the Study.
Etude III can be played entirely in one breath with practice.

Revision

Practice without observing the repeat signs until you have thoroughly mastered the fingering. Remember to keep the lips soft and relaxed throughout.
When you have mastered your legato technique, try single, and double tonguing.
Practice Etude III until you can play it in a single breath.

Comments

In Ex #46, both measures 7 and 8, beat 3 is to be a pedal E# and played first valve. Clarke considered this part of the cornet range as seen in his Elementary Studies book.
The breath control instructions from the original show Clarke’s overall approach of letting breath control develop at the players pace, never being stressed at the expense of clarity and accuracy. The upper notes should be accented to get the correct feel as explained by Claude Gordon in Brass Playing Is No Harder Than Deep Breathing (p. 28). The original does not say to keep your lips soft and relaxed, but that the exercises with train and develop it. The etude can be played in one breath, but this might take time and several times through the book.

Terceiro Estudo

Original:

Primeiramente pratique sem a repetição até os dedos estarem em perfeito controle.
Estes exercícios são excelentes para treinar os lábios nas ligaduras/flexibilidades, stacatto simples e duplo, especialmente quando voce estiver se aproximando do final do exercício.
Etude III poderá ser tocado com uma respiração após muita prática.


Revisão:

Pratique sem observar os sinais de repetição até que voce tenha resolvido todos seus problemas dos teus dedos.
Lembre-se de manter teus lábios relaxados, mas firmes durante todo o exercício.
Assim que voce estiver dominado os estudos ligado, toque-os em stacattos simples e duplos.
Pratique o Etude III até que voce seja capaz de tocá-lo em uma respiração.


Comentários:

No Ex #46 nos compassos 7 e 8, no terceiro tempo tem de ser um Mi pedal, tocado na posição 1, (primeiro pistão abaixado). Clarke considerava esta nota como se fizesse parte da extensão do trompete/cornet, como podemos observar em seu método Elementary Studies.
As instruções sobre respiração que está no original mostrava que Clarke considerava o desenvolvimento respiratório como algo natural e individual, cada pessoa a seu tempo. As notas mais agudas devem ser um pouco acentuadas para enfatizar a sensação, como explicado por Claude Gordon, em seu método Playing a Brass Instrument is No Harder Than a Deep Breath, pagina 28.
No original não enfatizava que devíamos deixar nossos lábios relaxados mas firmes, mas que devíamos praticar e desenvolve-los. O Etude III poderá ser tocado em uma respiração mas com muita paciência e muito estudo.


Obrigado por tua visita!
Bons estudos no trompete!
Pratique sempre!
Um abraço à todos!
Samuca


Thanks for stop by!
Never give up!
Practice your horn!
Sam

Nenhum comentário:

Postar um comentário