segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Technical Studies by Herbert L. Clarke

Boa noite caros leitores, a partir de hoje escreverei artigos relacionados ao método de Estudos Técnicos de Herbert L.Clarke, já sabem né..voce meu dileto leitor que não conhece este nome, por favor faça um favor a ti mesmo, pare de ler agora, e pesquise!! Quem foi Herbert L. Clarke?
Este método está entre um dos mais usados em todo o mundo, e quero partilhar com voces, as traduções das sugestões de Clarke, de como os estudos deveriam e devem ser praticados.

VIDEO DO DIA:  Neste video Herbert L. Clarke está tocando o Carnaval de Veneza, gravado no dia 14 de abril de 1909.

http://www.youtube.com/watch?v=h-uNUdbQrx4


ORIGINAL:


In 1912 Herbert L. Clarke wrote one of the mostly widely used trumpet method books. It is still in use today by every serious professional and aspiring professional trumpet and brass player. The size of the book, 53 pages, is far outweighed by the volume of wisdom contained in just a few brief comments on how to use the book. This book however, like many books, has been subjected to reinterpretation. In the early 1980s the book was reprinted with translations into three languages (English, German, and French). At that time the English text was changed, possibly for easier translation. What was lost were some of the original comments that agreed with Clarke’s philosophy of brass playing. This article is first intended to be a source of the original text and secondarily explain how it fits with his other writings and why the revisions are not in agreement with his original intended meaning.

The editors and revisers of many other method books have changed the text to a different meaning and neglected correcting obvious errors with notes and misprints, as Claude Gordon so appropriately noted in his recent editing of the St. Jacome's Grand Method For Cornet. The different layout of the current revision of  Clarke's Technical Studies (as opposed to the original) shows that the look of the slur lines is different and sometimes unclear whether a slur ends at a given measure at the end of a line or continues to the following line.

The complete version of this article, with all Clarke's fingerings, is accessible in the Clinic and Private Student pages. These were from Claude Gordon who received them directly from Clarke. Some of these are listed in  Claude Gordon's Systematic Approach To Daily Practice, but not the complete list. They are not to be seen as an option in practice, but are to be played every time. Some fingerings will prove to be more awkward and some less awkward than the normal fingerings. The end result is better control of each finger and a working knowledge of the fingering to use in any given situation.

All of the metronome markings are possible as well as the breath control instructions. Clarke and others have gone beyond the goals set in the book.


TRADUÇÃO:

Em 1912, Herbert L. Clarke escreveu um dos métodos mais amplamente utilizado na maior parte do mundo do trompete. Ele ainda é usado por todos os profissionais e aspirantes ao trompete profissional, ao leitor sério de metais. O tamanho do livro, 53 páginas, é largamente compensado pelo volume de sabedoria contido em apenas alguns breves comentários sobre como usar o livro. Este livro no entanto, como muitos livros, foi submetido a reinterpretação. No início de 1980 o livro foi reimpresso, com traduções em três idiomas (Inglês, alemão e francês). Naquela ocasião, o texto em Inglês foi alterado, possivelmente para facilitar a tradução. O que foi perdido foram alguns dos comentários originais, que concordavam com a filosofia de Clarke de tocar o trompete. Este artigo é primeiramente intencionado e destina-se a ser uma fonte do texto original e, secundariamente, explicar como ele se encaixa com seus outros escritos e por que as revisões não estão de acordo com seu significado original pretendido. 

Os editores e revisores de muitos outros métodos tem mudado os textos, para um significado diferente e negligenciado a correção de erros óbvios como notas erradas, como Claude Gordon tão apropriadamente observou em sua edição recente de St. Jacome's Grand Method For Cornet. O layout diferente da atual revisão do Clarke's Technical Studies (ao contrário do original) mostra que a aparência das linhas de ligaduras são diferentes e às vezes não está claro se uma ligadura termina em uma determinada medida no final de um pentagrama ou continua a ter relação com o próximo pentagrama.




A versão completa deste artigo, com todos os dedilhados de Clarke, está acessível na Clínica e páginas  da Private Student. Estas foram de Claude Gordon que os recebeu diretamente do Clarke. Alguns destes estão listados no Claude Gordon's Systematic Approach To Daily Practice, mas não a lista completa. Eles não podem serem vistos como uma opção na prática, mas sim como devem ser tocados toda as vezes. Alguns dedilhados aparecerão ser mais complicado e alguns menos estranhos do que os dedilhados normais. O resultado final é um melhor controle de cada dedo e um conhecimento prático do dedilhado para usar em qualquer situação.
  
Todas as marcas de metrônomo são possíveis, bem como as instruções de controle da respiração. Clarke e outros já ultrapassaram as metas estabelecidas no livro.


Muito obrigado por tua visita!
O trompete não facilita as coisas para nós!
Pratique diariamente sabiamente!
Um abraço à todos!
Samuca

Thanks for stop by!
Practice a lot your horn!
Do not give up!
My best wishes for you!
Sam

Nenhum comentário:

Postar um comentário