VIDEO DO DIA:
Sample Practice Sessions
My Ideal practice day consists of 3 separate sessions:
1) Warm-up - 20 minutes
2) "Nuts and Bolts" - 60 minutes ( scales, long tones, arpeggios, transposition, slow songs, sight-reading)
3) "Fun Time"
Etudes - 30 minutes
Solos - 30 minutes
This is ideal, and I realize it would be very difficult to maintain such a schedule with your busy lives. There is the weekend and summer vacation, though!
A 90 - Minute Practice Session
* Brief Warm-up (assuming a previous warm-up) - 5 minutes
* Songs and Legato - 10 minutes
* Scales - 20 minutes
* Rest - 5 minutes
* Etudes - 20 minutes
* Solos - 15 minutes
* Rest - 5 minutes
* Sight reading - 10 minutes
Selected Books for Practice
Legato
* Arban, Complete Conservatory Method (Carl Fischer) - Easy to Medium - "The Art of Phrasing"
* Collins, In the Legato Style (Manduca Music Productions) - Medium
* Concone, the complete Solfeggi ( Balquhidder Music) - Easy to Medium
Scales
* Arban, Complete Conservatory Method (Carl Fischer) - Easy to Medium - pp 17-20,59-75
* Gates, Odd Meter Etudes (Fox) - Easy to Medium Difficult - #1,5,7,9,15,18
* Mahie, Drudgeries (Giardinelli) - Easy to Difficult
* Pfund, The Trumpeter's Supplemental Guide (Pfund) - Easy to Medium - pp 29-31
* Williams, Method of Scales ( Colin) - Easy to Medium
Arpeggios and Chord Progressions
* Arban, Complete Conservatory Method (Carl Fischer) - Easy to Medium - pp 20-21,42-151,256,258,290
* Bousquet, Thirty-Six Celebrated Studies (Carl Fischer) Medium #19
* Charlier, Thirty-Six Etudes Transcendantes (Leduc) Medium to difficult #3,8,11,15,17,19,23,32,34
* Lillya, Trumpet Technics (Balquhidder Music) - Medium to Medium Difficult - pp16-17,21-22,24-27
Range
* Colin, Advanced Lip Flexibilities (Colin) - Easy to Difficult
* Lin, Lip Flexibilities (Balquhidder Music) - Medium to Medium Difficult
Finger Dexterity
* Clarke, Technical Studies ( Carl Fischer) - Medium
* Hickman, Trumpet Lessons, Vol 4 (Tromba) - Medium
Sight Reading
* Baker, Sightreading and Technique (Moorcraft) - Medium
* Hickman, Speed Reading for Melodic Instruments ( Wimbledon) - Medium
Thanks for stop by!
Never give up!
Keep it up all the good work!
Regards from Brazil
Sam
Exemplos de Sessões de Estudos
Meu dia (Gordon Mathie) perfeito consiste em 3 partes de estudos:
1) Aquecimento - 20 minutos
2) "Porcas e Parafusos" - 60 minutos ( escalas, notas longas, arpegios, transposição, músicas lentas, leitura à primeira vista)
3) "Tempo de Diversão"
Estudos Característicos - 30 minutos
Solos - 30 Minutos
Isto eu sei, é um objetivo hipotético, eu reconheço que será muito difícil encontrar e manter este tipo de estudo em nossos dias corridos e ocupados. Mas existem os finais de semana e as férias de verão!
90 Minutos de Estudos/Práticas
* Breve aquecimento ( desde que voce já esteja aquecido) - 5 minutos
* Músicas e Legato estudos - 10 minutos
* Escalas - 20 minutos
* Descanso - 5 minutos
* Estudos Característicos - 20 minutos
* Solos - 15 minutos
* Descanso - 5 minutos
* Leitura à aprimeira vista - 10 minutos
Métodos Selecionados Para os Estudos/Prática
Legato
* Arban, Complete Conservatory Method (Carl Fischer) - Fácil para o Médio - "The Art of Phrasing"
* Collins, In the Legato Style (Manduca Music Productions) - Médio
* Concone, the complete Solfeggi ( Balquhidder Music) - Fácil para o Médio
Escalas
* Arban, Complete Conservatory Method (Carl Fischer) - Fácil para o Médio - pg. 17-20,59-75
* Gates, Odd Meter Etudes (Fox) - Fácil Médio Difícil - #1,5,7,9,15,18
* Mahie, Drudgeries (Giardinelli) - Fácil Médio
* Pfund, The Trumpeter's Supplemental Guide (Pfund) - Fácil Médio - pg. 29-31
* Williams, Method of Scales ( Colin) - Fácil Médio
Arpegios e Progressões de Acordes
* Arban, Complete Conservatory Method (Carl Fischer) - Fácil Médio - pg. 20-21,42-151,256,258,290
* Bousquet, Thirty-Six Celebrated Studies (Carl Fischer) Médio #19
* Charlier, Thirty-Six Etudes Transcendantes (Leduc) Médio Difícil #3,8,11,15,17,19,23,32,34
* Lillya, Trumpet Technics (Balquhidder Music) - Médio Difícil - pg.16-17,21-22,24-27
Tessitura
* Colin, Advanced Lip Flexibilities (Colin) - Fácil Difícil
* Lin, Lip Flexibilities (Balquhidder Music) - Médio Difícil
Destreza dos dedos
* Clarke, Technical Studies ( Carl Fischer) - Médio
* Hickman, Trumpet Lessons, Vol 4 (Tromba) - Médio
Leitura à Primeira Vista
* Baker, Sightreading and Technique (Moorcraft) - Médio
* Hickman, Speed Reading for Melodic Instruments ( Wimbledon) - Médio
Muito obrigado por tua visita!
Nunca desista de teus sonhos!
Sempre estude com inteligência!
Abraço à todos!
Samuca
Olá Samuel, sou um amante da música e particularmente de trompete, instrumento que dediquei praticamente boa parte da minha juventude (13 aos 20 anos). Hoje tenho 25 anos e estou 5 anos sem estudar Trompete e Teoria musical, devido há alguns problemas pessoais, mas pretendo retomar os estudos pois descobri da pior maneira possivel que não me enquadro em nenhum tipo de profissão convencional e que a música me completa em todos os sentidos. Por isso gostaria que você, por gentileza, tirasse uma dúvida que me assola nesse momento de readaptação.
ResponderExcluirQuando tocava trompete, por incrível que pareça, nunca prestei atenção na vibração labial dentro do bocal. Digo isso, pois só há pouco tempo comecei a me aprofundar na “ciência” que é executar esse instrumento e descobri que a minha forma de tocar era muito ineficaz. O som saia, muitas vezes era elogiado pela qualidade sonora e execução, mas só eu sabia que tinha algo errado com a forma de tocar e evitava compartilhar isso por egoísmo ou medo talvez. Eu não produzia o som com uma vibração eficaz, pelo contrário, usava o método mais prejudicial possivel que é o famoso “apertar o bocal contra os lábios!“. Apertava tanto ao ponto de deixar marcas de dente na parte interna dos lábios, e quando era um repertório muito pesado, na maioria das vezes eram os dentes que ficavam doloridos. No meu ponto de vista, acho que não me dedicava de corpo e alma para o instrumento, mas mesmo assim tocava em diversas Bandas e Orquestras como 1º Trompete ao lado de “feras” e isso era muito gratificante pra mim, saber que as pessoas confiavam na minha forma de tocar e expressar musica através do trompete. Eu tenho uma deficiência auditiva, sou surdo do ouvido esquerdo, mas nunca contei isso a ninguém ( ô egoísmo ! ), mas apesar disso, quero fazer as coisas da melhor forma possivel, metodicamente falando. Acho que com esse pequeno relato você já possa traçar um perfil sobre minhas dificuldades de ter uma embocadura eficiente.
Obs.: Se você analisar a minha situação e disser que não tem mais como haver uma readaptação, eu ainda sim irei estudar trompete! ( RSRS )
Independente da resposta, fico honrado em ler o seu Blog!
Pax et lux...
Gratulatione!! Como voce terminou tua explanação escrevendo e latim..aqui vai meu início em latim, rsrsrs, Parabéns por tua iniciativa de voltar a tocar trompete. Estou saindo agora para o feriado, na próxima semana te respondo com mais calma ok! Nunca desista de estudar, mas lembre-se tente imaginar o seguinte quadro "o ar empurrando o bocal e trompete para longe de teus lábios, imagine como que se fosse possivel colocar uma folha de papel sulfite entre teus lábios e bocal enquanto voce estuver tocando..imagine somente, não é para fazer isto.." Um abraço e boa páscoa, Muito obrigado por teus escritos, este mes farei 2 anos de Blog, e como quase nunca ninguem escreve nada, penso se tem alguem lendo estas coisas que traduzo..rsrsrs, ate mais
ResponderExcluirParabens pelo blog... Me ajudou muito... Sou trompettista e descobri que minha lingua estava muito atraz e atraalhabmilha articulaça e flexibilidade ... mesmo eu estudando muito Notas longas, Clarck, Arbans ... Engraçado como a ausencia de uma das forças da emboucadura pode sobrecarregar as outras Obrigado ... Daniel Santos
ResponderExcluirBom dia Daniel! Obrigado por teu apoio. Boa sorte em teus estudos ao trompete! Um abraço, samuel
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